Ein Brasilianer in Deutschland

Tipps und Fragen von Auswanderungswilligen und Leuten, die es schon in Brasilien geschafft haben / Wirtschaftliche Unabhängigkeit

Beitragvon Pimenta Bueno » Fr 15. Sep 2006, 23:03

Vielleicht ist es für einige hier ja mal interessant zu lesen, wie ein junger Brasilianer die deutsche Gesellschaft (durch eine etwas rosa-rote Brille) sieht.

Gesellschaft (Sociedade)

Uma coisa muito interessante que eu percebo aqui na Alemanha é que as diferenças sociais são bastante sutis e geralmente correspondentes aos interesses dos indivíduos. Quer dizer, se você não está afim de trabalhar muito, pode virar um mendigo e vai ter a vida que corresponde a essa escolha. Se quiser trabalhar para sempre como caixa de supermercado, é só escolher isso que a sociedade apóia a sua escolha. E se você quiser se esforçar pra caramba e fazer uma carreira, você vai ter mais dinheiro, naturalmente, mas terá sido por mérito e investimentos próprios e não será "melhor" do que ninguém por isso.

Esta é uma diferença muito fundamental com as relações sociais em países como o Brasil, os EUA e a China, por exemplo, onde vivemos resquícios de regimes onde quem está no topo continua sempre no topo porque explora o resto do povo e este está acostumado a ser explorado. Nestes países, a mobilidade social é pequena e a posição do indivíduo não depende muito do esforço e escolha individuais.

É muito interessante como até os milionários donos da SAP continuam vindo para o trabalho todos os dias com seus carros fantásticos e andando no meio dos outros funcionários naturalmente. Todos sabem que eles têm uma carga de trabalho incrível e dizem que seus filhos, assim como praticamente todos os jovens alemães, após os 18 anos de idade os pais praticamente não os ajudam mais a se sustentar. Após a formação básica, os jovens começam a se tornar o que querem ser, saindo praticamente todos do mesmo ponto de partida.

Da mesma forma, quem trabalha não é visto como "melhor" do que ninguém. Se você é honesto e segue as leis, pode fazer o que quiser porque você também é parte da sociedade, uma sociedade que funciona, e isso é o que importa.

Pessoalmente eu acho essa organização social um exemplo de evolução e valorização da liberdade individual, bem como um senso fortíssimo e muito maduro de sociedade de que estamos precisando desesperadamente em países como o Brasil ou os EUA. Os maiores déficits da nossa sociedade não vêm da massa de pobres e criminosos, mas das classes médias e altas, os que formam essa "nobreza" inexplicável e possuem uma qualidade de vida que é simplesmente surreal para a continuidade e organização de qualquer sociedade decente.
As grandes corporações não juntam dinheiro para pagar a dívida pública ou ajudar os miseráveis. Elas estão juntando dinheiro para aqueles que já têm dinheiro. Esta postura não seria necessária se estas pessoas tivessem mais noção de sociedade e as corporações tivessem o objetivo de serem organizações funcionais que visam ao bem-estar dos seus empregados e clientes, coisa que a gente vê aqui acontecer de verdade.

Eu gosto de viver aqui porque eu vivo uma vida real. Os maiores luxos e confortos aqui têm um preço coerente e eu sei que as pessoas ao meu redor estão onde acham que deveriam estar e se esforçam para que a sociedade continue sendo confiável e funcional. Eu prefiro viver esta vida "difícil" em meio a pessoas que vivem como eu a viver como um rei num país como o Brasil ou a China.

Quelle: http://vitornaalemanha.blogspot.com/200 ... edade.html
Pimenta Bueno

Bedankt: 0 mal
Danke erhalten: 1 mal in 1 Post

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Beitragvon CapoeiraFan » Sa 16. Sep 2006, 13:12

ja wär wahrtscheinlich ganz interesant .. wenn ichs lesen könnt ;)
CapoeiraFan

Danke erhalten: 0 mal in 0 Post

Beitragvon Boli » Do 21. Sep 2006, 14:22

Hummm.... ich bin seit 20 Jahre hier und meine rosa-rote Brille habe ich schon lang verloren. Wenn ich nur könnte, würde ich noch heute nach Brasilien zurück fliegen. Spätestens in 10 Jahre wird jeder dieses Boot verlassen wollen.
:titanic:
Boli

Bedankt: 8 mal
Danke erhalten: 10 mal in 9 Posts

Beitragvon Gunni » Do 21. Sep 2006, 14:54

Die "rosarote Brille" hat wohl jeder auf, wenn er von einer gewohnten Kultur in eine neue Kultur kommt.

Ist einfacher, sich erst mal an den positiven Dingen zu orientieren.... später kommen dann die negativen Dinge hinzu und man wünscht sich, was man grad nicht hat.....

...aber interessant, aus der Sicht eines Brasilianers zu lesen - die wesentlichen Unterschiede hat er schon bemerkt :wink:
Gunni

Bedankt: 22 mal
Danke erhalten: 64 mal in 41 Posts

Re: Ein Brasilianer in Deutschland

Beitragvon robertwolfgangschuster » Do 21. Sep 2006, 15:07

Boli hat geschrieben:Hummm.... ich bin seit 20 Jahre hier und meine rosa-rote Brille habe ich schon lang verloren. Wenn ich nur könnte, würde ich noch heute nach Brasilien zurück fliegen. Spätestens in 10 Jahre wird jeder dieses Boot verlassen wollen.
:titanic:

:titanic: hast aber lange gebraucht, 20 Jahre. Deshalb in ich schon 25 Jahre in Br.
robertwolfgangschuster

Danke erhalten: 0 mal in 0 Post

Zurück zu Auswandern