JOVENS MORADORES DE RUA

Alles über Brasilien aus der internationalen Presse (Beiträge bitte max. anreissen, unbedingt die Quelle verlinken sowie ein eigenes kurzes Statement abgeben).

JOVENS MORADORES DE RUA

Beitragvon mikelo » Di 27. Mär 2007, 17:24

Estudo mostra que crianças e adolescentes, de 12 a 18 anos, saíram da área turística (Avenida Beira-Mar e Praia de Iracema) para os terminais de ônibus (Foto: Francisco Viana)

Diagnóstico feito por 15 entidades denuncia que 30% das crianças e adolescentes moradores de rua roubam

Na Capital cearense, 494 crianças e adolescentes fazem das ruas da cidade um lar. O diagnóstico da situação destes meninos e meninas foi realizado ao longo do ano passado pelos educadores sociais de instituições governamentais e não-governamentais.

O relatório elaborado pela Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua, formada por mais de 15 entidades, traçou o perfil dos jovens moradores de rua de Fortaleza. Os resultados de um ano de entrevistas mostrou que 15% vivem perambulando e pedindo esmolas, enquanto 30% roubam, furtam, trabalham e pedem esmolas ao mesmo tempo.

Essa situação acaba gerando um outro dado preocupante: 4% já cumpriram algum tipo de medida sócioeducativa, quer dizer, já passaram por centros de educação por terem cometido atos infracionais. Por outro lado, 29% desses jovens passaram por algum projeto ou unidade em meio aberto, isso significa que já participaram da rede de proteção.

Mudança

O diagnóstico mostra algumas mudanças em relação às conclusões apresentadas com a pesquisa realizada no ano de 2005. A primeira delas é a concentração. Os meninos e meninas saíram da área turística (Avenida Beira-Mar e Praia de Iracema) para os terminais de ônibus. Vinte e seis por cento dos adolescentes ouvidos vivem pelos terminais, enquanto 22% moram nos arredores do litoral da cidade.

A diminuição do número de crianças e adolescentes nas ruas não foi tão significativa, pois em 2005, o relatório registrava 610, o que para os defensores dos direitos deste segmento é um alerta sobre os rumos das políticas públicas.

Eles tem rostos, nomes, origem, usam drogas, são do sexo masculino e, em grande maioria, estão na faixa etária de 12 a 18 anos.

Um dado que permanece o mesmo está relacionado à origem desses moradores: 123 deles são provenientes de bairros da área da Secretaria Executiva Regional V, como Bom Jardim, Canindezinho e Siqueira; uma das áreas de maior carência da Capital cearense.

Mas muitos desses meninos que podem ser encontrados dormindo nas calçadas e bancos de praças de Fortaleza vieram de longe, de outros municípios do Estado. A pesquisa concluiu que 135 crianças e adolescentes vieram de outras cidades. Como destaca a assessora institucional da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Camila Holanda, muitos deles vêm em busca de uma aventura ou de realizar o sonho de conhecer a Capital e acabam não voltando para casa.

Outra realidade preocupante é o uso de drogas. Quase metade dos meninos e meninas entrevistados pelos educadores assumiram usar droga, 43% do total, ou melhor, 455 crianças e adolescentes. Enquanto isso, 33% deles não quiseram responder à pergunta.

No entanto, como frisou Marcos Castro, um dos coordenadores da pesquisa, fica subentendido que esses público que não quis se manifestar é usuário de drogas e se esquiva por conta do medo de serem presos ou apreendidos.

A droga mais consumida continua sendo os solventes, seguida de perto pelo crack, depois o álcool e tabaco e por último a maconha. Para adquirir a droga, muitos deles roubam, furtam ou mesmo pedem esmolas.
http://diariodonordeste.globo.com/m...p?codigo=418506
o sol nasce pra todos; a sombra pra quem merece.

Nur für Bewohner des Kantons Zürich/auch auf dumpfe Trolle anwendbar
Benutzeravatar
mikelo
 
Beiträge: 4490
Registriert: Di 9. Aug 2005, 20:22
Wohnort: TUTÓIA - Um Paraíso Perdido no Maranhão!
Bedankt: 192 mal
Danke erhalten: 76 mal in 60 Posts

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Zurück zu Presse: Aktuelle Mitteilungen

 


Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Berechtigungen in diesem Forum

Du darfst keine neuen Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst keine Antworten zu Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht ändern.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht löschen.
Du darfst keine Dateianhänge in diesem Forum erstellen.

Wer ist online?

Mitglieder in diesem Forum: 0 Mitglieder und 0 Gäste

fabalista Logo

Persönlicher Bereich

Anmelden

Empfehlung

Wortübersetzer

Deutsch/Portugiesisch - Übersetzer in Kooperation mit Transdept

Neu im IAP PortalNetwork

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]