leptospirose

Alles über Brasilien aus der internationalen Presse (Beiträge bitte max. anreissen, unbedingt die Quelle verlinken sowie ein eigenes kurzes Statement abgeben).

leptospirose

Beitragvon mikelo » Do 8. Mär 2007, 23:46

As chuvas deram trégua, mas os moradores das áreas de risco sofrem agora com o perigo da leptospirose

Chuvas, inundações e doenças. É o que os moradores das áreas de risco têm que enfrentar sempre que começa o período chuvoso. Um problema que preocupa os especialistas é o aumento dos casos de leptospirose. Só neste ano foram notificados cinco casos suspeitos da doença em Fortaleza. Se confirmados, serão dois a mais que o registrado no mesmo período do ano passado.

A tendência para os meses de março e abril, de acordo com o responsável pelo setor de roedores do Centro de Controle de Zoonoses do Município- Galbo Marques-, é que o número de casos aumente em decorrência das chuvas.

Galbo explica que esse aumento dos casos este ano aconteceu, principalmente, porque as chuvas começaram, em 2006, apenas em abril. Mesmo assim, foram notificados 121 casos e confirmados 59, no ano passado. Desses, nove pessoas faleceram em decorrência da leptospirose.

Educação

Para tentar diminuir a incidência da doença, o Centro de Controle de Zoonoses está realizando trabalhos educativos desde outubro nas áreas de risco. “Junto com o esclarecimento à população, fizemos 155 mil desratizações, o que representa três vezes mais que em 2005”, informa.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os locais com maior incidência de leptospirose são as comunidades que vivem às margens do rio Maranguapinho, Jangurussu, favela Garibaldi, Barroso, Bom Jardim, Bom Sucesso, Castelão e os que moram perto do canal do Conjunto Ceará.

Contudo, em uma das áreas mais afetadas com as chuvas da semana passada, a Travessa Saporé, no Mucuripe, a população reclama da falta de assistência. Mesmo com a trégua da chuva, os perigos ainda são evidentes: adultos e crianças descalços perto de poças de água suja e a convivência forçada com ratos, baratas e até mesmo com cobras.

Os moradores reclamam que nenhuma equipe fez visitas e muito menos desratizou o local, nem antes nem depois das inundações. Segunda a dona-de-casa, Cosma Ferreira da Silva, mesmo quando não chove, os moradores têm que conviver com muitos ratos. Quando chove, eles aumentam.

Para a outra moradora, Rossicléia Silva Amorim, as crianças são as mais expostas. Ela reclamou do abandono que os moradores estão sofrendo. “Tenho três filhos que têm que viver nessas condições. A gente que perdeu tudo não tem dinheiro nem para comprar remédios e calçados para eles”.

De acordo com a responsável pelo setor de Vigilância Sanitária da SER II, Lúcia Caminha, desde outubro que a Regional não recebe raticidas. Ela confirmou que apesar de ser uma área prioritária, a comunidade não estava no rol das beneficiadas. Contudo, Lúcia garantiu que incluiria a comunidade na lista posteriormente.
http://diariodonordeste.globo.com/mater ... igo=412977
o sol nasce pra todos; a sombra pra quem merece.

Nur für Bewohner des Kantons Zürich/auch auf dumpfe Trolle anwendbar
Benutzeravatar
mikelo
 
Beiträge: 4490
Registriert: Di 9. Aug 2005, 20:22
Wohnort: TUTÓIA - Um Paraíso Perdido no Maranhão!
Bedankt: 192 mal
Danke erhalten: 76 mal in 60 Posts

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Zurück zu Presse: Aktuelle Mitteilungen

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Berechtigungen in diesem Forum

Du darfst keine neuen Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst keine Antworten zu Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht ändern.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht löschen.
Du darfst keine Dateianhänge in diesem Forum erstellen.

Wer ist online?

Mitglieder in diesem Forum: 0 Mitglieder und 1 Gast

fabalista Logo

Persönlicher Bereich

Anmelden

Empfehlung

Wortübersetzer

Deutsch/Portugiesisch - Übersetzer in Kooperation mit Transdept

Neu im IAP PortalNetwork

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]