Presidente alemão cumpre agenda em Pernambuco

Alles über Brasilien aus der internationalen Presse (Beiträge bitte max. anreissen, unbedingt die Quelle verlinken sowie ein eigenes kurzes Statement abgeben).

Presidente alemão cumpre agenda em Pernambuco

Beitragvon mikelo » So 11. Mär 2007, 17:17

O avião do presidente da Alemanha, Horst Köhler, pousou no início da tarde deste sábado no Recife. O presidente veio acompanhado da primeira-dama, Eva Luise Köhler, e de uma comitiva de aproximadamente 90 pessoas, incluindo políticos, empresários e jornalistas alemães. O grupo foi recepcionado pelo governador Eduardo Campos e pelos prefeitos de Olinda e Recife, Luciana Santos (PC do B) e João Paulo (PT).

Do aeroporto, Köhler seguiu direto para o Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, onde ficará hospedado durante a breve passagem por Pernambuco. O presidente não agendou nenhuma entrevista coletiva com a imprensa local, mas afirmou, por meio de assessores, que "esta visita a Pernambuco será importante para conhecer alguns projetos sociais apoiados pela Alemanha". O presidente acha que, aqui, ele poderá "conhecer um Brasil diferente", além de ampliar a imagem que ele tem do nosso país.

A extensa programação do casal tem início às 15h, com parada no Nascedouro de Peixinhos, onde eles conhecerão o projeto, que é uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras de Recife e Olinda para implementar obras de infra-estrutura urbana e social em toda a bacia do Rio Beberibe.

Em seguida, às 16h, a primeira-dama da Alemanha fará uma visita à casa de Acolhimento de Olinda, no Bairro Novo. Na ocasião, Eva Luise será acompanhada pela prefeita de Olinda e pelo secretário de Políticas Sociais da cidade, Roberto Franca. Já o presidente, segue para a o Hotel Atlante Plaza, onde encontra representantes alemães da Cooperação para o Desenvolvimento.

Hoje à noite, a partir das 20h, o casal será recebido para um jantar oferecido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na Sala de Banquetes do Palácio do Campo das Princesas.

A visita continua amanhã, quando, a partir das 9h, Horst Köhler irá ao Sítio Histórico de Olinda para conhecer a Catedral da Sé e o Museu do Mamulengo. Ainda dentro da programação, o presidente fará uma caminhada até o Mosteiro de São Bento. No local, Köhler será recebido pelo abade Dom Felipe e participará de uma missa com canto gregoriano.

O final da programação está previsto para as 17h, com uma visita à oficina do artista plástico Francisco Brennand, no bairro da Várzea, no Recife.

Esta e primeira visita oficial de Horst Köhler à América Latina desde que eleito pela Assembléia Federal para o cargo, em 23 de maio de 2004. Pernambuco foi o único estado do Nordeste a receber a comitiva, que já esteve no Paraná, em São Paulo e no Distrito Federal. Na segunda-feira, o presidente alemão segue para o Amazonas.

Presidente - Horst Köhler nasceu em 22 de fevereiro de 1943 na atual cidade polonesa de Skierbieszów. Durante a ocupação do país pelas tropas de Adolf Hitler, Köhler se mudou para a Alemanha, onde formou-se em Ciências Econômicas. A carreira política de começou em 1976, quando assumiu o Ministério da Economia alemão. Em 1990, virou secretário adjunto do Ministério das Finanças e, em 1998, foi escolhido para presidir o banco Europeu de Reconstrução e Desevolvimento (Berd).
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... =68&onde=1
o sol nasce pra todos; a sombra pra quem merece.

Nur für Bewohner des Kantons Zürich/auch auf dumpfe Trolle anwendbar
Benutzeravatar
mikelo
 
Beiträge: 4490
Registriert: Di 9. Aug 2005, 20:22
Wohnort: TUTÓIA - Um Paraíso Perdido no Maranhão!
Bedankt: 192 mal
Danke erhalten: 76 mal in 60 Posts

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Presidente alemão conhece pontos turísticos de Olinda

Beitragvon brasilmen » Mo 12. Mär 2007, 07:10

Presidente alemão conhece pontos turísticos de Olinda



O chefe maior da Alemanha, Horst Köhler, e sua esposa, a primeira-dama Eva Luise Kölhler, aproveitaram o domingo (11) para conhecer famosos pontos turísticos de Olinda, como o Sítio Histórico da Cidade, a Catedral da Sé e o Museu do Mamulengo.


O presidente desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, por volta das 12h30 de ontem (10), e, às 16h, já cumpria seu primeiro compromisso em terras pernambucanas visitando o Nascedouro de Peixinhos com os prefeitos de Recife e Olinda, João Paulo e Luciana Santos.


Essa é a primeira visita de Horst Köhler à América Latina. No Brasil, o presidente visita, além de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Paraná e o Distrito Federal. Os países Paraguai e Colômbia também vão receber o chefe alemão.
Gruss brasilmen Thomas
http://www.brasilmen.de
Benutzeravatar
brasilmen
 
Beiträge: 3710
Registriert: Di 30. Nov 2004, 08:10
Bedankt: 32 mal
Danke erhalten: 243 mal in 184 Posts

Presidente alemão visita Olinda

Beitragvon brasilmen » Mo 12. Mär 2007, 07:13

Presidente alemão visita Olinda
Horst Köhler cumpriu agenda turística, ontem, em vários pontos do Sítio Histórico da cidade
ALEMÃO e a primeira-dama foram ciceroneados pela prefeita Luciana Santos
Sofia Carvalheira

O segundo dia do presidente da Alemanha, Horst Köhler, em Pernambuco, foi marcado pelas visitas aos pontos turísticos de Olinda, Primeira Capital Brasileira da Cultura. A agenda começou cedo com uma parada na Catedral da Sé. Acompanhado da primeira dama, Eva Luise Köhler, e de uma comitiva de cerca de 90 pessoas, entre eles, políticos, empresários, diplomatas e jornalistas, o presidente seguiu para o Museu do Mamulengo, no Amparo, no qual foi presenteado com um boneco. Ainda dentro da programação, Köhler caminhou pelo centro histórico de Olinda até o Mosteiro de São Bento. No local, ele foi recebido pelo abade Dom Felipe da Silva, que celebrou uma missa com cantos gregorianos.
Após a missa, em um almoço realizado na sacristia, o presidente encontrou-se com representantes religiosos e da sociedade civil, a exemplo do movimento S.O.S. Corpo e da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe, para tratar sobre os atuais desafios sociais do Brasil. Já pela tarde, a comitiva seguiu para sua última parada: o Museu Francisco Brennand, no bairro da Várzea. A segurança de Köhler, no Estado, foi garantida por um efetivo de aproximadamente 70 homens. Participaram da ação a Polícia Federal, o resgate do Corpo de Bombeiros, Casa Militar, Ciatur, Cioi, BPTran e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A prefeita de Olinda, Luciana Santos revelou que, em conversa particular com o presidente da Alemanha, na sacada da Catedral da Sé, ele procurou entender como funciona a democracia brasileira e como se dá a participação efetiva da população nas decisões políticas do País. “Ele queria saber qual era a dimensão do peso das lideranças religiosas e política no sentido de dar esperanças ao povo”. Outro ponto discutido foi a idolatria como válvula de escape para a pobreza. “E eu disse a ele que, pela minha experiência, eu não vejo nada de exagerado nesse sentido no Brasil. Até mesmo o presidente Lula, que tem um enorme prestígio político, não é visto como uma pessoa que se idolatre”.


O fato de o presidente se interessar pelos relatos diretos da população a respeito da realidade social brasileira chamou bastante a atenção da Luciana Santos. “Eu acho que isso mostra uma preocupação dele no sentido de conhecer o País e ver de que forma ele pode aumentar os laços de cooperação que o Brasil tem com a Alemanha”. De acordo com a prefeita, Köhler também demonstrou ter curiosidade pelos costumes e pela cultura pernambucana. “Eu acho que ele pode até sair dançando um pouco de Maracatu e Frevo de tanto que ele viu de apresentação sobre isso”, brincou.


Na manhã de hoje, Köhler e sua comitiva embarcam para Manaus. No Brasil, ainda estão programadas visitas a São Paulo, Paraná e Distrito Federal. Paraguai e Colômbia são os próximos países a receber o presidente da Alemanha, nessa primeira viagem oficial a América Latina.
Gruss brasilmen Thomas
http://www.brasilmen.de
Benutzeravatar
brasilmen
 
Beiträge: 3710
Registriert: Di 30. Nov 2004, 08:10
Bedankt: 32 mal
Danke erhalten: 243 mal in 184 Posts


Zurück zu Presse: Aktuelle Mitteilungen

 


Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Berechtigungen in diesem Forum

Du darfst keine neuen Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst keine Antworten zu Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht ändern.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht löschen.
Du darfst keine Dateianhänge in diesem Forum erstellen.

Wer ist online?

Mitglieder in diesem Forum: 0 Mitglieder und 0 Gäste

fabalista Logo

Persönlicher Bereich

Anmelden

Empfehlung

Wortübersetzer

Deutsch/Portugiesisch - Übersetzer in Kooperation mit Transdept

Neu im IAP PortalNetwork

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]