Bagi hat geschrieben:
Lemi hat geschrieben:
...Im Portugiesischen ist das Wort Propaganda gleichbedeutend mit Werbung.
Ich habe es mir erklären lassen.
Plubicidade: kostenlose Werbung
Propaganda: bezahlte Werbung
Also die Unterscheidung ist mir vollkommen neu. Aber ich fand beim Suchen diesen Text hier zum Thema:
Quando eu ouço alguém dizendo que faz “Publicidade e Propaganda” é como se estivesse ouvindo que alguém é “modelo e manequim”. Publicidade e propaganda é redundante. Propaganda é publicidade. Coisa básica. Coisa que se aprende no primeiro mês de aula, quando se faz faculdade de PROPAGANDA, ou PROPAGANDA E MARKETING. Porque acho que nas faculdades onde o nome do curso é Publicidade e Propaganda, na certa não ensinam isso.
Lembro bem da aula onde o professor falou sobre isso. Daquele dia em diante, nunca mais na vida eu falei “publicidade e propaganda”. Acho que nem antes disso eu falava.
Veja, se você faz uma propaganda, isso é publicidade. Se você coloca um anúncio em uma revista, isso é publicidade. Qualquer forma de divulgação é publicidade, até mandar spam e distribuir santinhos no farol. Até discurso em palanque polÃtico é publicidade. Propaganda é uma forma de fazer publicidade. Se você diz que faz “publicidade e propaganda”, deveria então também dizer que faz “publicidade, propaganda, merchandising, mala direta, etc, etc, etc…”
É só terminologia? Não, não é… É redundância de conceito. É como alguém dizer que faz medicina e ginecologia. É só medicina. Da mesma forma, é só Propaganda, ou então Propaganda e Marketing (porque marketing é outra coisa e, embora propaganda esteja contida em marketing, são dois cursos diferentes. A ESPM tinha, há muitos anos, as duas opções. Depois do segundo ano, você escolhia entre Propaganda e Marketing. Depois isso foi unificado e todo mundo passou a se formar nos dois cursos). Mas, enfim, se você faz uma especialização, então é medicina com especialização em ginecologia e Propaganda com especialização em marketing direto, ou webdesign, ou qualquer outra coisa. Mas “publicidade e propaganda” NÃO!!! Combinado???