Um apelo aos brasileiros deste fórum e às demais pessoas...

Allgemeine Fragen & Tipps über alles, was dem Gringo in Brasilien passieren kann

Um apelo aos brasileiros deste fórum e às demais pessoas...

Beitragvon McUmba » Fr 10. Aug 2007, 20:24

Um apelo aos brasileiros deste fórum e às demais pessoas bem-intencionadas!

Oi pessoal,

Lanço este artigo porque gostaria de saber de fato quem são os brasileiros aqui presentes. Quero conhecê-los e convidá-los a participar desta iniciativa de se cultivar nossa cultura aqui. E extender o convite também aos que queiram aprender um pouco mais sobre o assunto ou melhorar seus conhecimentos sobre o idioma. Todos os idiomas enriquecem o ser humano acrescentando aspectos particulares de cada cultura que acabam por incorporar-se ao nosso jeito de pensar e de agir e, durante esta permanência fora do Brasil, sou capaz de sentir estas mudanças em mim de passagem na Alemanha e em outros países nos quais já estive. Por isso no âmbito deste fórum dos “Amigos do Brasil” eis uma proposta para a propagação do entendimento, crescimento e enriquecimento pessoal de todos.

Conheço o fórum há algum tempo mas só recentemente tornei-me membro ativo. Acho que eu como outros notamos que várias vezes as opinões dos não-brasileiros tendem a ser de certo modo equívocadas descrevendo muitas vezes a parte pelo todo, fazendo de casos mais ou menos isolados uma generalização. Sim gente, no Brasil o famoso “País da Alegria” também temos muitas estórias tristes e não descarto as opiniões e nem minimizo os fatos ocorridos com as pessoas que aqui descrevem suas experiencias negativas em relação ao Brasil. Por outro lado cada um de nós sabe o que já aguentou e sofreu aqui fora, nem tudo foi um mar de rosas. Mas acredito que a maioria de nós veio disposta ao desafio de crescer e conquistar sonhos, títulos, conhecimento, reconhecimento, remuneração financeira ou o que estivesse em nossos corações com o desejo profundo de agregar valor e sentido às nossas existências. E isto nos ajudou a superar obstáculos, contornar situações difíceis e a compreender melhor o nosso próximo. Neste caso o povo alemão.

Descobri logo no início um erro enorme quando dizia ou ouvia dizer afirmações de todo tipo sobre “os alemães”. Gente que erro fatal! Aliás um aspecto muito corriqueiro aqui no fórum no sentido inverso. Descobri estar enganado na maioria das vezes ao encontrar aqui várias pessoas excelentes, verdadeiras preciosidades a quem, se pudesse, daria um passaporte de “brasileiro honorário” e sem pensar duas vezes. Pois é de gente boa que o Brasil precisa. Devido a todos estes fatores peço que os brasileiros presentes entrem nesta roda e façam dela um recanto de expressão de nossas boas qualidades. Com bom humor e inteligência “à brasileira” vamos acolher os alemães e os demais Amigos do Brasil calorosamente neste canto do fórum desfrutando a desenvoltura da liberdade na nossa língua. Quem sabe acabaremos encontrando novos amigos e parceiros. Vamos mostrar com a simplicidade, a camaradagem e a sinceridade da qual somos capazes. E quem sabe até os mais pessimistas mudem de opinião. Quem sabe aqueles que não acreditavam em outras verdades além dos clichés possam assim repensar e renovar suas opiniões através destes testemunhos. Vamos mostrar quem somos.

Muito obrigado pela atenção de quem teve paciência para ler até aqui. Espero ler em breve sua opinião a respeito deste tema.

Daniel

PS – Alemães que se auto-intitulam “gringos” talvez não saibam que esta denominação é reservada exclusivamente aos norte-americanos (USA). A palavra “gringo” vêm do inglês “green go” que o exército americano entoava quando marchava. E os mexicanos, ouvindo, passaram a chamá-los de “gringos”. Se os alemães aqui presentes aprenderam esta denominação de brasileiros então tiveram contato com pessoas que não sabem usar bem este termo. Fenômeno semelhante ocorre na Alemanha também através de instrumentos de mídia bem populares como o Bild-Zeitung que adoram a palavra “Carajo” ou “Karacho” como sendo sinônimo de alta velocidade. Pois é, “Carajo” significa em espanhol algo um pouco diferente e não vou elucidar aqui. Sei que estamos todos um pouco à mêrce da política de comunicação de massa e da mídia. Frequentar o fórum é muito bom, „dort wird Ihnen geholfen!“ :-D Dabei schlage ich die Einführung einer Sparte im Forum vor, wo man vermehrt portugiesisch schreibt/spricht.
Brasilônia, chillig & funky. Zu hören übers Internet auf http://www.radio-frei.de.
Die Sendung mit dem reinen Urlaubsgeschmack. Jeden 2ten So. um 14Uhr auf Radio Frei in Erfurt. Anrufer und Musikwünsche willkommen!
McUmba

Bedankt: 0 mal
Danke erhalten: 0 mal in 0 Post

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Re: Um apelo aos brasileiros deste fórum e às demais pessoas

Beitragvon Mazzaropi » Fr 10. Aug 2007, 21:05

McUmba hat geschrieben:.....PS – Alemães que se auto-intitulam “gringos” talvez não saibam que esta denominação é reservada exclusivamente aos norte-americanos (USA). ....

Und hiermit outet sich das Brasilien-Greenhorn :!: :!: :!:

Denn o.g. Behauptung mag vielleich auf Mexiko oder sonstige lateinamerikanische Länder zutreffen, aber 100%ig NICHT auf Brasilien :!: :!: :!:
Denn der Brasi tituliert JEDEN Ausländer als GRINGO, egal ob Ami, Argentino, Deutscher, ..... :twisted:

8)
Bild
Mazzaropi

Bedankt: 33 mal
Danke erhalten: 82 mal in 67 Posts

Beitragvon McUmba » Fr 10. Aug 2007, 22:01

Oi gente!

O Mazzaropi parece que sabe das coisas mesmo! :wink: Ai patota, voces estao de acordo?! Mazza, obrigado pela resposta.

Mas diga, voce é brasileiro? Fala portugues? Sera que voce entendeu o resto do texto também? 8)

É justamente por causa deste tipo de opinioes que resolvi comecar o thread. Aonde voce já esteve no Brasil? Nao fique com receio de cometer algum erro escrevendo em portugues aqui. Como um famoso poeta brasileiro dizia "every master was once a disaster"
Brasilônia, chillig & funky. Zu hören übers Internet auf http://www.radio-frei.de.
Die Sendung mit dem reinen Urlaubsgeschmack. Jeden 2ten So. um 14Uhr auf Radio Frei in Erfurt. Anrufer und Musikwünsche willkommen!
McUmba

Re: Um apelo aos brasileiros deste fórum e às demais pessoas

Beitragvon Diter_Rio » Fr 10. Aug 2007, 23:20

Mazzaropi hat geschrieben:
McUmba hat geschrieben:.....PS – Alemães que se auto-intitulam “gringos” talvez não saibam que esta denominação é reservada exclusivamente aos norte-americanos (USA). ....

Und hiermit outet sich das Brasilien-Greenhorn :!: :!: :!:

Denn o.g. Behauptung mag vielleich auf Mexiko oder sonstige lateinamerikanische Länder zutreffen, aber 100%ig NICHT auf Brasilien :!: :!: :!:

Denn der Brasi tituliert JEDEN Ausländer als GRINGO, egal ob Ami, Argentino, Deutscher, ..... :twisted:

8)

oi mazzaropi,

ich hab ja schon einen schreck gekriegt: du, ein brasilien-greenhorn?

aber dann wurde klar, dass du meintest:

und damit hat sich McUmba als brasilien-greenhorn geoutet

denn in der tat ist in brasilien JEDER auslaender ein gringo - und nicht, wie McUmba meint, exclusivamente o norte-americano (USA).
gruesse, diter

Certo dia, o índio pegou a canoa e remou, remou, remou até encontrar a bela Iara, que o levou para o fundo das águas.
Diter_Rio

Beitragvon maria2000 » Sa 11. Aug 2007, 03:41

Hallo,

@ McUmba!

Ao ler o seu tópico lembrei que outro dia alguém já discorreu aqui sobre a hipótese de se criar um espaco reservado aos brasileiros. Achei primeiramente a idéia excelente - eu, que acho bem mais simples me expressar no meu idioma materno!!! - quando mais adiante deparei com a justificativa - que nao lembro ao pé da letra - 'assim também poderiam falar o que pensam sobre nós e nosso país!...Aí pensei: Sou BRASILEIRA, bem casada e feliz com meu esposo BRASILEIRO. Vivemos na ALEMANHA. Nao dependemos de forma alguma do governo brasileiro ou alemao para a nossa subsistência. Gosto da minha cidade no Brasil. Gosto da cidade onde vivemos na Alemanha. Quase todos com quem mantemos contato aqui na Alemanha, como também no Brasil - e durante todos estes anos - nao nos dao margem a fazer qualquer tipo de reclamacao e/ou descriminacao, embora ao nosso redor também tenhamos que conviver com favelas, ladroes, reclamoes, mal-humorados, mal-educados, sem modos, perversos, pobres de espírito, e por aí vai...Mas, por que falar e recriminar alguém que nao tem nada a ver comigo/conosco? Para dizer a verdade, acho que até mosca só vem até mim se eu der motivo suficiente para que ela se desenvolva ao meu lado...
Assim raciocinando, você irá me entender certamente quando eu persistir em escrever somente em alemao. Afinal, esta-se em um fórum alemao, feito para e por alemaes, suicos e austríacos...Sabe-se lá se alguém aqui - com excecao do Falax, logicamente .... :roll: quer praticar o português? No meu caso ainda com o agravante de nao ser tolerada pela grande maioria... :evil:
Also...Dir - oder soll ich am besten Ihnen sagen? - wünsche ich alles Gute beim Portugiesischen schreiben!
maria2000

Um Apello aos Brasileiros e demais pessoas.......

Beitragvon rainer&anette » Sa 11. Aug 2007, 08:11

Eu tambem acho que pode se escrever em Portugues.
Sou alemao de Nascionalidade mais falo portugues perfeitamente talvez na
escrita nao seja perfeito mas vejo neste ponto um pro em poder falar em Portugues para poder treinar a lingua portuguesa . Entrei neste forum com esta intencao nao sabendo que aqui so se fala alemao por causa disto nao participo perfeitamente . Vivi no Rio ou bem dito em Niteroi no Bairro Barreto durante um Periodo de 13 anos. Eu gosto do Brasil e sempre me senti bem
e foi bem aceito , bem tenho que dizer que muitas vezes tive que mostrar minha carteira de Estrangeiros para as pessoas acreitaren que nao sou Brasileiro. Muitas vezes tenho que dizer que o forum e um pouco negativo ao povo Brasileiro . Em todo pais existem pessoas boas e ruins. Conheci muitas
pessoas bacanas no Brasil e sempre fui aberto a todos sejam da Favela ou dos Bairros ricos. Frequentei Icarai . Barra da Tijuca .Ipanema etc... como tambem Buraco do Boi, Gradim, e no Trabalho tambem procurei o contato com o Trabalhador comum. Sempre confiei na minha intuicao em relacao a Pessoas e sempre me dei bem . No Brasil tem se tambem aprender a maladragem para nao bancar o otario. Mas Pesssoas assim existem em todas as nacionalidades.
rainer&anette

Beitragvon McUmba » Sa 11. Aug 2007, 08:26

@ Mazza, Diter & alleswirdgut - se voces gostam de serem chamados de "gringos", por mim tudo bem. Mas nao insistam para que EU os chame assim, assim como tambem nao gosto de que me chamem por nomes/titulos as vezes pouco amistosos e segregantes. Pena que voces decidiram engalfinhar-se com um aspecto tao minúsculo de todo o meu texto quando a mensagem era bem outra. Se um dia voces decidirem mudar de estacao... sintonizem-se comigo. :wink:

@ Maria
Se voce por uma razao ou por outra prefere a vida em alemao, tudo bem tambem. Mas andei lendo postings seus tipo "pena que nao posso expressar-me tao bem em alemao" e por isso quis criar esta oportunidade solidarizando-me com voce e outros. Por favor nao leve a mal, foi de coracao mesmo.

Depois ate se o forum foi criado por alemaes, russos ou marcianos o WWW nao pertence a uma só nacao. Este papo de "na Alemanha só se fala alemao" é uma teoria com qual nao posso concordar, vide Holanda, Dinamarca etc. La o mais tonto dos holandeses fala pelo menos 03 linguas.. quem sera que sai ganhando c/ isso? Eles mesmos, afinal sao excelentes negociantes e nao tem tempo pra passar a vida reclamando como en outros lugares :shock: Se este nao fosse um forum relacionado ao Brasil eu nao escreveria em portugues...

A variedade de culturas provoca aumento de (auto-)conhecimento e riqueza. Muitos têm medo de se perderem no turbilhao de mudancas. Nao, meu apelo nao é de forma alguma de carater "patriotico" porem no sentido da profusao e miscigenacao. Neste mundo globalizado, nao vamos ficar pra tras.

Mariazinha, vamos soltar as amarras, vamos literalmente "ganhar o mundo"! Voce lembra daquela musica da D. Rita Lee ( americana de origem e por isso uma simples "gringa" ?!) "eu gosto de ser quem eu sou, de estar aonde estou... agora so falta voce!"

Escreva alemao mesmo ou em portugues e pra terminar cito o Raulito ..." se eu quero e voce quer, tomar banho de chapéu... ou discutir Carlos Gardel"... - Tubelê?

Se voce por acaso sentir falta de uma musica que toque seu coracao, me ligue na radio 8)
McUmba

Beitragvon McUmba » Sa 11. Aug 2007, 08:41

Oi, Rainer & Anette!

muito obrigado pela sua manifestacao positiva! Realmente voces entenderam muito bem o espirito da iniciativa. Muito legal mesmo. Sem entrar em detalhes pessoais, como voces foram parar no Brasil? Sabe foram exemplos de outros alemaes bacanas que me fizeram ter vontade vir conhecer a Alemanha. E vcs ainda sao de BaWü... de qual cidade se posso perguntar?

um grande abraco e a gente se "fala", ok?
McUmba

Beitragvon maria2000 » Sa 11. Aug 2007, 15:57

Oi, McUmba!

Acho que nao fui suficientemente clara na minha colocacao acima...
Como estudante de letras vernáculas, nao necessito frisar que pertenco à categoria dos aficcionados pelos vários idiomas existentes ou mesmo nao mais falados. Isto, por sua vez, nao me impede de supor que o idioma português nesta comunidade seja relativizado como 'supérfluo'. Logicamente, nao me refiro aqui aos poucos partipantes ativos e amantes da nossa cultura.
A sua iniciativa considero, todavia, construtiva. Apenas temos que admitir que, para conseguir o que tencionamos, teremos que nos 'fazer' compreendidos. E isto resvalaria, indubitavelmente, no confronto linguístico.
Eu - embora nao me expressando bem neste idioma que considero preciso ao extremo - louvo a sua eloqüência didática no mesmo. Aproveitemos, entao, este ponto a nosso favor para atingirmos o nosso objetivo nesta comunidade.

P.S.: Obrigada pela dica! Tentaremos 'sintonizar' a freqüência brasileira indicada...
maria2000

Não quero

Beitragvon bruzundanga » Di 14. Aug 2007, 03:43

degringolar (Ein kleines Sprachspiel, ich kanns einfach nicht lassen) esse thread, portanto escrevo em portugues.

Nem so vernaculista, nem domino o portugues perfeito (como a grande maioria do povo brasileiro). Simplesmente moro um "bocadinho de tempo" no brasil (mais o menos o mesmo tempo que mcumba mora na alemanha).

A questão se os brasileiros chamam os alemães gringos ou não é "consideralvelmente irrelevante". Alguns os chamem assim, outros não. Alguns da maneira peorativo outros até carinhosamente ou amigavelmente.

Tenho paixão pela lingua portuguesa, portanto acho a proposta do Mcumba interessante.

Aviso logo, minha abordagem será diferente.

Um cosmopolito bruzundangense.
bruzundanga
Moderator

Bedankt: 28 mal
Danke erhalten: 96 mal in 80 Posts

Nächste

Zurück zu Tipps für den Alltag