Vazamento de resíduos deixa 100 mil pessoas sem água em MG e

Alles über Brasilien aus der internationalen Presse (Beiträge bitte max. anreissen, unbedingt die Quelle verlinken sowie ein eigenes kurzes Statement abgeben).

Vazamento de resíduos deixa 100 mil pessoas sem água em MG e

Beitragvon brasilmen » Fr 12. Jan 2007, 07:05

Vazamento de resíduos deixa 100 mil pessoas sem água em MG e RJ
Qui, 11 Jan, 02h48

Rio de Janeiro, 11 jan (EFE).- O rompimento de uma barragem nas quais eram depositados resíduos de uma mina de bauxita deixou cerca de 100 mil pessoas sem água nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ter desalojado outras 8 mil e gerado uma tragédia ambiental, informaram hoje fontes oficiais.

O presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, disse hoje que, apesar de as autoridades ainda não saberem se o material derramado no Rio Muriaé é tóxico, a provisão de água das cidades de Lajes do Muriaé, Itaperuna e São José de Ubá foi suspensa.

De acordo com Victer, a mancha de lodo que avança lentamente pelo rio deixou a água quase 200 vezes mais turva que o nível normal, deixando-a desaconselhável para o consumo humano.

O rompimento do dique da barragem em que a Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. depositava os resíduos de sua exploração de bauxita em Miraí, cidade da Zona da Mata mineira, aconteceu na madrugada da quarta-feira, o que provocou o vazamento de mais da metade do material represado, segundo informações da própria empresa.

As autoridades calculam que cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água misturada com argila e com restos de bauxita e de sulfato de alumínio foram derramados no Rio Muriaé.

Inicialmente, o lodo cobriu pelo menos 12 bairros nas cidades de Miraí e Muriaé, em Minas Gerais. Cerca de 8 mil pessoas tiveram que ser desalojadas.

O derramamento começou a avançar pelo mesmo rio e ameaça chegar hoje até Itaperuna, na região norte do estado do Rio de Janeiro, e prosseguir até o Rio Paraíba do Sul, do qual é afluente, antes de chegar ao Oceano Atlântico.

"As avaliações preliminares indicam que o acidente ambiental é de alta gravidade e que a situação é mais grave do que imaginávamos.

Embora os produtos não sejam tóxicos, o grau de turbidez indica que haverá uma grande mortandade de peixes tanto no Muriaé como no Paraíba do Sul", afirmou Victer.

A mancha de lodo e os resíduos, que também podem conter cromo, podem provocar a morte de animais que consumirem a água do rio e destruir várias plantações.

"Os exames de laboratório só sairão na semana que vem, quando saberemos se o material é tóxico ou não, mas, independentemente disso, a grande quantidade de lama que avança pelo rio é uma ameaça a todo o ecossistema da região. É uma tragédia de grande dimensão", disse, por sua vez, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Axel Grael.

O Governo do Estado anunciou o envio de cerca de 40 caminhões-pipa para atender a população das cidades nas quais a provisão de água já foi suspensa, e advertiu que outros municípios também ficarão sem água à medida que a mancha avance.

O Governo de Minas Gerais, por sua vez, impôs uma multa de R$ 50 milhões à mineradora proprietária da barragem artificial de sedimentação, e ordenou a suspensão temporária de suas atividades.

A empresa já tinha sido multada em março do ano passado por um derramamento semelhante, mas de proporções muito inferiores.

Paradoxalmente, as cidades mais afetadas pelo vazamento foram castigadas nos últimos dias por fortes temporais, que provocaram inundações.

As chuvas provocaram a morte de 29 pessoas no Estado do Rio de Janeiro, de outras três em Minas Gerais e de cinco no Estado de São Paulo. EFE cm pk/ma

http://br.noticias.yahoo.com/s/1101....html&printer=1
Gruss brasilmen Thomas
http://www.brasilmen.de
Benutzeravatar
brasilmen
 
Beiträge: 3716
Registriert: Di 30. Nov 2004, 08:10
Bedankt: 35 mal
Danke erhalten: 243 mal in 184 Posts

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Zurück zu Presse: Aktuelle Mitteilungen

 



Berechtigungen in diesem Forum

Du darfst keine neuen Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst keine Antworten zu Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht ändern.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht löschen.
Du darfst keine Dateianhänge in diesem Forum erstellen.

Wer ist online?

Mitglieder in diesem Forum: 0 Mitglieder und 0 Gäste

Persönlicher Bereich

Anmelden

Empfehlungen

Wortübersetzer

Deutsch/Portugiesisch - Übersetzer in Kooperation mit Transdept

Neu im IAP PortalNetwork

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]