Ventania e chuva causam estragos em Fortaleza

Alles über Brasilien aus der internationalen Presse (Beiträge bitte max. anreissen, unbedingt die Quelle verlinken sowie ein eigenes kurzes Statement abgeben).

Ventania e chuva causam estragos em Fortaleza

Beitragvon mikelo » Mi 14. Mär 2007, 16:58

Após dias em que a chuva parecia virar rotina, uma ventania se associou à precipitação e causou estragos na cidade

Rajadas de vento com velocidade de 32 quilômetros por hora atingiram Fortaleza na noite de segunda-feira e madrugada de ontem. Acompanhada de forte chuva, a ventania assustou quem estava em casa, seja em bairros nobres ou em áreas de risco. Em toda a cidade, caíram árvores durante as rajadas de vento. Mais de 30 árvores cederam, segundo o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil do Município registrou 25 ocorrências.

Enquanto em casas de alvenaria e em apartamentos a chuva com vento invadiu varandas, entrou por janelas e provocou pontos de alagamento, na periferia destruiu barracos e fez moradores passarem a noite na casa de vizinhos, com medo de desabamentos.

Na Avenida Barão de Studart, em frente ao Fujisan, uma árvore interrompeu o trânsito no sentido praia-sertão. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) esteve no local cedo, para desviar o trânsito. Por volta de 9h30min horas, uma equipe enviada pela Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) retirou a árvore.

Na Rua Nunes Valente, a 50 metros da Avenida Pontes Vieira, uma árvore ainda maior impedia a passagem de veículos. Quem não teve sorte com a situação foi o catador de material reciclável Alexsandro Pereira Bispo. Ele passou a noite colhendo plástico nas ruas e, ao passar pela Nunes Valente, emperrou a carroça na folhagem. “Aqui tem mais de 300 quilos de material. Vou ter que esperar tirarem a árvore para sair daqui”, explicou.

No Bairro de Fátima, enquanto fiéis reverenciavam a santa que dá nome ao bairro em mais um dia 13, usuários da Rua Ministro Joaquim Bastos precisavam refazer o trajeto, também por conta de uma árvore caída.

Ventania

A ventania que passou por Fortaleza atingiu 32 quilômetros por hora. Apesar de a média para o período ser de 9km/h, o índice maior é considerado normal para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), quando chuva e vento se associam nessa época.

Segundo o meteorologista Namir Melo, o que causa a rajada é a nuvem do tipo ‘Cumulo nimbus’, que provoca trovoadas, relâmpagos e rajadas de vento. “Quando essa nuvem passa por um local, o movimento descendente bate no chão e vai para a frente, formando a rajada”, ilustra Melo.

De madrugada, o índice médio foi de 21km/h, com rajadas de 32km/h. Entretanto, segundo Melo, a ventania pode ter atingido 60 ou 70km/h nos locais onde caíram árvores.
http://diariodonordeste.globo.com/m...p?codigo=414655
o sol nasce pra todos; a sombra pra quem merece.

Nur für Bewohner des Kantons Zürich/auch auf dumpfe Trolle anwendbar
Benutzeravatar
mikelo
 
Beiträge: 4490
Registriert: Di 9. Aug 2005, 20:22
Wohnort: TUTÓIA - Um Paraíso Perdido no Maranhão!
Bedankt: 192 mal
Danke erhalten: 76 mal in 60 Posts

Sprachkurs Portugiesisch (Brasilianisch)

Zurück zu Presse: Aktuelle Mitteilungen

 



Berechtigungen in diesem Forum

Du darfst keine neuen Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst keine Antworten zu Themen in diesem Forum erstellen.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht ändern.
Du darfst deine Beiträge in diesem Forum nicht löschen.
Du darfst keine Dateianhänge in diesem Forum erstellen.

Wer ist online?

Mitglieder in diesem Forum: 0 Mitglieder und 1 Gast

Persönlicher Bereich

Anmelden

Empfehlungen

Wortübersetzer

Deutsch/Portugiesisch - Übersetzer in Kooperation mit Transdept

Neu im IAP PortalNetwork

Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]